Vídeos

Teoria da Complexidade e Caos

Na teoria da complexidade e do caos reside uma das bases teóricas para o trabalho que fazemos nas organizações. Neste excelente documentário da BBC fazemos uma viagem pela história da descoberta desta teoria e quais as implicações que ela tem na nossa visão do Mundo.

Reinventing Organizations

O Livro de Frederic Laloux que está a revolucionar os paradigmas de gestão.

Teoria U

A Teoria U é uma poderosa ferramenta para guiar mudanças profundas nas organizações e nos indivíduos. É baseada na premissa de que a solução para os problemas do Século XXI passa por uma mudança de mentalidade ego-sistémica para eco-sistémica.

Comunicação autêntica

Muitas vezes perguntam-nos “Por onde começar?”. Por onde começar um processo de mudança, de consciencialização de uma equipa? Por onde começar a trabalhar as nossa capacidade de colaboração?

A nossa resposta está na “Comunicação”. Precisamos voltar a aprender a comunicar de forma consciente e não-violenta. Aprender a diferença entre “conversar”, “discutir” e “dialogar”.

Dragon Dreaming

Uma meta-ferramenta de design de projectos participativos, inspirado na teoria dos sistemas vivos e na cultura aborígena australiana. O Dragon Dreaming é uma ferramenta que torna Sonhos colectivos em realidade.

Permacultura

A permacultura é uma metodologia de design que engloba métodos holísticos para planear, e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Sociocracia

Sociocracia 3.0   é um sistema de governo no qual as decisões são tomadas considerando-se a opinião dos indivíduos da sua sociedade. É uma forma de governança onde a soberania é exercida pela equipa como um todo e não apenas por qualquer forma de liderança imposta. O poder decisório é exercido diretamente pelo colectivo. A sociocracia tem como princípio a auto-organização, assente nas teorias de inteligência colectiva.

Documentário "De igual para igual"

Um documentário realizado na Alemanha sobre empresas de vários sectores, desde a indústria até aos serviços de saúde, e que operam, com grande sucesso, num modelo organizacional participativo e colaborativo.

Capitalising Happiness

Um documentário Holandês sobre Ricardo Semler. Um empresário Brasileiro com uma visão para as organizações, comunidades e escolas do futuro.

Outros

Neste relatório a consultora Deloitte identifica as tendências para o futuro das relações de trabalho. Aborda temas como novos estilos de liderança, as necessidades das novas gerações de trabalhadores e os novos valores de partilha e transparência e como integra-los no ADN das organizações.

Para mais informações sobre o que são organizaçãos “teal” consulte a Teal Organisation Wiki e visite o site Enlivening Edge – “news from next-stage organisations”.